11 julho, 2013

Continuum (2x9) - Seconds (Review)



"Quando a escuridão chega e o medo se instala, será ele que trará os pesadelos. Com a alma mais negra e mais fria, ele pintará um "T" na sua porta"




Depois de uma pausa de duas semanas, nossa série linda está de volta e em direção a uma finale fodástica. Julian foi o foco deste episódio, vimos que ele foi inocentado por um júri corrupto e que logo após ter sido libertado, teve que enfrentar uma tentativa de assassinato, tentativa esta, que fere sua mãe em seu lugar.
Eu até curto o Julian, porque a sua presença como vilão na série, coloca Alec em uma posição ambígua. Alec tem uma lealdade para com Kiera e alguma consciência de seu próprio futuro duvidoso, mas ele também não pode perder a conexão familiar que tem com Julian, mesmo sabendo no ele está envolvido.

Começamos o episódio conhecendo um pouco do sistema jurídico brutal e automatizado num futuro antes do nascimento de Kiera. Vimos uma mulher em julgamento por dívidas não pagas, perdendo a cidadania através de um chip implantado em sua cabeça e recebendo como sentença um serviço de fábrica mega robótico. Os chips implantados em prisioneiros (fabricado pela SadTech) criaram a força de trabalho perfeito, tirando a humanidade das pessoas. Vendo o processo cruel no início episódio e nossa percepção do final, quando assistimos a posição de Julian contra o sistema, não sei se acho correto ele ser lembrado pelo resto da sociedade como um massacre brutal.

Será que Kiera é realmente a heroína? Ou será a Liber8 a grande "bem feitora" da história? Terrorismo é ruim. Assassinato é ruim. Mas as mensagens por trás de suas ações trazem um sentimento de dúvida. É difícil torcer por Kiera, às vezes, já que ela era parte integrante de sistemas falhos de seu mundo e é muito fácil simpatizar com Julian, Alec e a Libert8 de semana para semana.

E as ações de Kiera quase matando Julian em uma tentativa de salvar a vida das futuras vítimas, na hora que vi o plot até fiquei do lado dela, mas depois da cena final fiquei dividida. A dúvida da nossa protagonista em ter sido o gatilho para desencadear a rebeldia de Julian, terá fundamento? Por que vimos que ele voltou agora ao grupo de Travis. Sei lá, é possível que ela estivesse certa, mas também é possível que a sua mensagem possa ter realmente mudado o futuro. Julian tem alguma ideia de seu destino, no qual ele é um líder poderoso, será que ele agora vai se impressionar e prosseguir com isso ou será que ele vai se infiltrar na Liber8 e realmente alterar seu futuro.
Acho que esta é a grande sacada de Continuum, nos deixar sempre em dúvida e nos fazer mudar rapidamente de ideia em relação aos personagens. Acredito sinceramente que teremos uma grande finale e estou mega curiosa pra saber o que a série nos reserva. E vocês o que acharam?

Bjs da Jess @dricajlopes

Promo do próximo episódio: Continuum 2x10 - Second Wave


Nenhum comentário:

Postar um comentário